Almeida Garrett foi um dos melhores escritores e dramaturgos portugueses de sempre. Com uma grande ligação à Cidade Invicta, lutou junto com os liberais no Cerco do Porto. Actualmente, a Praça Almeida Garrett situa-se na baixa da cidade do Porto, junto à Estação de S.Bento.
D.Pedro IV é também representado na cidade do Porto. Aqui vê-se a sua estátua na Praça da Liberdade. No término da Avenida dos Aliados é uma das zonas mais movimentadas da cidade.
A rua dos Mártires da Liberdade homenageia aqueles que lutaram pelo exército liberal.Com início na Praça da República, a rua desce em direcção à praça Carlos Alberto. É uma rua estreita, com pequeno comércio. Os grafitis abundam nas fachadas dos edifícios.
Passos Manuel foi um importante político liberal do século XIX. Defensor de uma monarquia constitucional, tem uma rua em sua homenagem na baixa portuense. É uma rua que tem presente algum comércio, mas também cultura, sendo a morada do Coliseu do Porto.
Sá da Bandeira é uma longa rua na baixa do Porto. Nela, está presente algum comércio mas também cultura, como por exemplo, o teatro Sá da Bandeira. A rua serve como homenagem ao Marquês de Sá da Bandeira, que combateu no Cerco do Porto, chegando mesmo a perder o seu braço direito.
Esta praça, chamada Gomes Teixeira, aparentemente nada tem de relacionado com a Guerra Liberal. Contudo, até ao início do Século XX era chamada de praça dos Voluntários da Rainha em homenagem, mais uma vez, àqueles que se bateram pela monarquia constitucional. Designada popularmente por Praça dos Leões é a sede do conhecimento portuense, local onde se situa a reitoria da Universidade do Porto.
Alexandre Herculano foi, juntamente com Almeida Garrett, um dos escritores que combateram no cerco do Porto, pelos liberais. Juntou-se ao exercito de D.Pedro IV na ilha Terceira, nos Açores, sendo um dos que desembarcaram no Mindelo.
Está homenageado com o seu nome numa rua da Invicta, que é a porta de entrada de muitos dos visitantes da cidade do Porto. Esta rua serve a Ponte do Infante, tem terminais de autocarros e inúmeras unidades hoteleiras.
Um dos principais pontos de defesa do exército liberal era a bateria da Vitória. Hoje, este ponto fulcral está transformado em miradouro, onde os turistas se deliciam com a vista sobre a serra do Pilar. Encontra-se no final da rua de São Bento da Vitória.
Do outro lado do rio Douro, o mosteiro da Serra do Pilar era um o único ponto a sul do rio sob controlo liberal. A presença do exército de D.Pedro IV neste local desencadeou violentas batalhas em Vila Nova de Gaia.
Hoje, o topo desta serra continua a ter fins militares, lá se situa um quartel do exército português.
A Guerra Liberal na cultura do Porto
A 8 de Julho de 1832 desembarcava na Praia dos Ladrões, actual Praia da Memória, o exército de D.Pedro IV, que entretanto resignara ao cargo de imperador do Brasil.
Ouça aqui a reportagem sobre a presença do coração de D.Pedro IV na Igreja da Lapa, no Porto